Aqaba oferece “novo portal” para o Iraque

APM Terminals - 18/06/2018

Novos protocolos de liberação antes da chegada e taxas reduzidas de manuseio de terminais para contêineres em trânsito significam que o Aqaba Container Terminal (ACT) da Jordânia, localizado no Mar Vermelho, é agora um gateway marítimo alternativo realista para cargas ligadas ao Iraque, APM Terminals disse em seu comunicado de imprensa.
Os contêineres importados para o Iraque não precisarão mais ser carregados em caminhões novos quando atravessarem a fronteira entre a Jordânia e o Iraque.
“O Terminal de Contêineres de Aqaba tem trabalhado arduamente ao longo dos anos para desenvolver uma porta de entrada competitiva para o Iraque”, diz o diretor-gerente da ACT, Steven Yoogalingam. “Isso aumentará o já forte sistema portuário iraquiano e proporcionará às comunidades empresariais dos dois países um fantástico sistema de transporte para melhor apoiar o desenvolvimento econômico na região.”
Idealmente localizado, o ACT é de 550 km – ou 36 horas por estrada – da cidade fronteiriça iraquiana de Traibil e 48 horas de Bagdá. Este desenvolvimento ocorre quando o volume de importações iraquianas experimenta um rápido crescimento – 86% só no ano passado.
O ACT é uma joint venture entre a ADC, braço de desenvolvimento do governo jordaniano para a Zona Econômica Especial de Aqaba, e a APM Terminals, que administra a instalação. É a segunda instalação de contêiner mais movimentada no Mar Vermelho depois de Jeddah (Arábia Saudita).
Um projeto de expansão do terminal concluído em 2013 adicionou 460 metros ao cais existente para criar um comprimento total de 1 km e aumentou a capacidade anual de movimentação de contêineres para 1,3 milhão de TEUs.
As importações iraquianas cresceram 86% em 2017 para US $ 36,5 bilhões – as principais fontes são China, Turquia, Irã, Coréia do Sul e Estados Unidos, com alimentos, remédios e produtos manufaturados sendo os principais produtos.

Compartilhar: