Irã começa a exportar gás natural para o Iraque
Tasnim com autorização de Creative Commons - 03/07/2017
O Ministro iraquiano do Petróleo para Assuntos Internacionais, Amir Hossein Zamaninia, anunciou que a República Islâmica começou a exportar gás natural para o seu vizinho, o Iraque.
As exportações de gás natural para o país árabe começaram na noite de quarta-feira, disse o vice-ministro iraniano do petróleo.
Zamaninia também afirmou que as exportações começaram com 7 milhões de metros cúbicos (mcm) de gás natural diariamente na primeira etapa e atingirão um máximo de 35 mcm.
Parece que, depois de anos de negociações entre Teerã e Bagdá sobre o projeto, os problemas financeiros nas exportações de gás finalmente foram resolvidos.
Em outubro do ano passado, o diretor da National Iranian Gas Company (NIGC) disse que o país estava pronto para começar a exportar gás para o Iraque assim que o país árabe abrisse uma linha de crédito (LC) para o projeto.
O Irã colocou 100 quilômetros de gasodutos para o projeto de gás. Os dois países assinaram um acordo sobre as exportações de gás natural do gigante South Pars Gas Field para o Iraque em 2013.
Com base no acordo, 25 mcm de gás serão entregues às usinas Sadr, Bagdá e Al-Mansouryah através de um gasoduto de 270 km.
Espera-se que o projeto ganhe para o Irã US$ 3,7 bilhões ao ano nas receitas.