Reabertura da Zona Industrial devastada de Fallujah
27/06/2017
Os extremistas assumiram a principal zona industrial de Fallujah para produzirem bombas. Agora, a área de negócios mais importante será reaberta – mas em condições inferiores às ideais, reclamam os moradores locais.
O distrito industrial da cidade de Fallujah, a oeste de Bagdá, é o segundo maior distrito industrial do Iraque; O maior é em Najaf. É uma área importante para os habitantes, uma vez que é o lugar onde mais de metade da população da cidade ganha seus meios de subsistência.
No entanto, como grande parte da própria cidade de Fallujah, a zona industrial também foi afetada pela presença do grupo extremista conhecido como Estado islâmico, que controlou a cidade povoada principalmente por muçulmanos sunitas por meses. Os moradores locais começaram a voltar para Fallujah, mas a vida ainda está longe de ser fácil e o dano é generalizado.
Recentemente, o governo local anunciou que a zona industrial reabriria. Há mais de um mês, os proprietários de alguns dos maiores edifícios e fábricas da zona industrial estão se reunindo para organizar seu retorno a esta área e descobrir quem pode voltar a trabalhar aqui e como.
Os funcionários locais acrescentaram a isso a informação de que uma grande barreira de segurança seria construída em torno de toda a área industrial. E, que o custo de construção da cerca deve ser repassado para as empresas e fábricas locais. Todo empresário que pretenda voltar ao seu trabalho na zona industrial deve contribuir entre IQD100.000 (US$ 84) e IQD300,000 (US$ 252).
“Quando o governo anunciou que reabririam o distrito industrial, fomos informados de que devemos fechar nossas instalações temporárias e voltar atrás”, diz Ahmad al-Issawi, 50, um ferreiro local que abriu algumas instalações temporárias na cidade central enquanto as coisas estavam voltando ao normal.
Fonte: Iraq Business News