Ministro do Petróleo iraquiano diz que negociações com curdos sobre as exportações de petróleo continuam

Iraqi News - 05/07/2018

O ministro do Petróleo do Iraque disse que seu governo mantém conversações com a região do Curdistão sobre a retomada das exportações de petróleo dos campos de Kirkuk através do porto turco de Cyhan.

 

O ministro Jabbar al-Luaibi disse ao jornal semi-oficial al-Sabaah que “as conversações entre o governo federal, a região do Curdistão e o lado turco continuam para retomar as exportações de petróleo de Kirkuk através de Ceyhan”. Ele observou que “a decisão de retomar as exportações depende do resultado das discussões, e a capacidade de exportação determinará o momento”.

 

Bagdá está ansiosa para continuar as conversas com Erbil sobre o assunto para fazer uso do oleoduto que vai do Curdistão a Ceyhan, depois que o oleoduto que vai de Kirkuk à Turquia sofreu danos por ataques terroristas recorrentes nos últimos anos.

 

Luaibi disse que a produção atual de Kirkuk está em “220.000 barris por dia”, acrescentando que “a produção é totalmente transferida para as refinarias locais”.

 

A produção dos campos de Kirkuk foi interrompida desde outubro de 2017, quando as forças iraquianas assumiram a província após um controverso referendo realizado pela região em setembro, no qual a maioria votou pela independência do Iraque.

 

No domingo, o ministério do petróleo iraquiano disse que as exportações dos campos do sul ficaram em 3,521 milhões de barris por dia, um ligeiro aumento em relação a maio, acrescentando que as exportações de Kirkuk permaneceram paralisadas.

 

O Iraque é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP.

 

Compartilhar: