Irã propõe um regime sem visto com o Iraque e troca de moedas próprias
Tasnim sob licença de Creative Commons - 03/07/2017
O primeiro vice-presidente do Irã apresentou uma proposta para levantar os requisitos de visto para os viajantes iranianos e iraquianos, além de pedir trocas comerciais entre os dois países usando suas próprias moedas, nomeadamente rial e dinar.
Dirigindo-se a uma reunião de delegações de alto escalão do Irã e do Iraque, com a presença do primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi e realizada em Teerã na terça-feira, o primeiro vice-presidente iraniano, Eshaq Jahangiri, pediu a expansão da cooperação bancária entre os dois vizinhos através da eliminação dos obstáculos comerciais.
Para esse fim, ele propôs, o Irã e o Iraque podem começar a negociar usando suas moedas nacionais.
Jahangiri observou que a cooperação política, econômica e de segurança entre o Irã e o Iraque atingiu um nível tão alto que eles precisam formular um “documento abrangente sobre comércio e cooperação econômica”.
O vice-presidente também apontou para o grande número de peregrinos iranianos que viajam para o Iraque todos os anos, sugerindo que Teerã e Bagdá deveriam assinar um acordo para levantar as restrições de visto.
Por sua vez, o primeiro-ministro iraquiano que estava em visita expressou a prontidão de Bagdá para aumentar as relações com Teerã em todos os campos.
O Iraque e o Irã estão na mesma frente na luta contra o terrorismo, acrescentou Abadi, dizendo que os grupos terroristas Takfiri no país árabe estão à beira da destruição.
Em direção a uma delegação, Abadi chegou a Teerã na terça-feira e realizou reuniões com o Líder da Revolução Islâmica, Ayatollah Seyed Ali Khamenei e com o presidente iraniano, Hassan Rouhani.