O Brasil – Política

Política

Sistema de Governo Presidencialista
Forma de Governo República
Forma de Estado Estado federal
Sistema político Pluripartidarismo
Independência 07 de setembro de 1822
Constituição Promulgada em 05 de outubro de 1988
Unidades O Governo Federal é composto pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

Executivo: É exercido pelo Presidente, simultaneamente chefe de Estado e chefe de Governo. O presidente é eleito popularmente por um mandato de quatro anos, com direito a reeleição para um período adicional de outros quatro anos.

Legislativo: É exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O Senado é constituído por 81 membros, eleitos popularmente para um mandato de oito anos. Todas as unidade da Federação (26estados e o Distrito Federal) tem a mesma representatividade, com três senadores cada. A Câmara dos Deputados, por sua vez, é constituída por 513 deputados, que são eleitos por meio do voto proporcional e exercem seus cargos por quatro anos.

Judiciário: É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a Constituição Federal brasileira de 1988 atribui a função jurisdicional, tais como o  Supremo Tribunal Federal, o  Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, entre outros.

Situação Política

A presidente Dilma, eleita em 2010 em um segundo turno contra José Serra do PSDB, contou com 56,05% dos votos. Sua estada na presidência está prevista até o dia 1 de janeiro de 2015. Caso concorra a reeleição e saia vitoriosa, Dilma poderá ainda prolongar seu mandato por mais quatro anos.

No que se refere à economia, sua gestão se caracteriza por uma alta na taxa de inflação e na taxa de juros, por um aumento do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 2,7% no primeiro ano do Governo Dilma, e por cortes no Orçamanto Federal.

Quanto a política externa do Brasil, Dilma assumiu mudanças de posição em relação ao Governo Lula a fim de inserir o país em um cenário mundial de pós Primavera árabe e crise europeia.

O índice de aprovação da Presidente é um setor de destaque em seu governo. Em abril de 2012, a gestão Dilma atingiu 64% de aprovação da população do país, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Compartilhar: